Tipos de e-commerce
A evolução do comércio online nos possibilita pensar na comercialização sem barreiras e paredes. Como um catálogo online de produtos disponíveis para compra e venda 24 horas por dia, os números do e-commerce no Brasil não mentem o sucesso que antes era apenas uma tendência.
No contexto do comércio online, os desafios se tornam oportunidades. A primeira grande decisão é encontrar uma plataforma completa que possibilite a adaptação às necessidades de seu negócio.
Mas, quais são os tipos de e-commerce segundo o canal de vendas?
1. Social commerce (S-commerce)
Algumas redes sociais já permitem criar uma loja virtual que fica acessível diretamente do perfil comercial da marca, uma modalidade conhecida como s-commerce. Nela, o responsável pode inserir links nos produtos que levam o usuário diretamente para o e-commerce da marca para efetuar a compra.
O Facebook, por exemplo, já permite listar produtos nas páginas comerciais acompanhados de seus respectivos valores, além de disponibilizar o botão “Comprar agora” na capa da página, que pode ser configurado para redirecionar o usuário para um site específico ou um aplicativo.
2. Mobile commerce (M-commerce)
Segundo o relatório WebShoppers, promovido pela Ebit, em 2016, 21,5% das compras virtuais no Brasil foram realizadas de smartphones ou tablets. Isso dá uma ideia do crescimento das transações de mobile commerce (m-commerce), que no ano anterior representaram 12% das transações online no país.
Além de investirem no desenvolvimento de aplicativos próprios, as lojas virtuais passaram a dar mais atenção à adaptação de seus sites para os gadgets, principalmente em termos de design responsivo.
3. TV commerce (t-commerce)
O t-commerce é aquele que une as funcionalidades da smart TV e do sinal digital das emissoras de televisão ao comércio eletrônico. Enquanto o espectador assiste a um filme, série, programa ou propaganda, os recursos interativos da TV podem oferecer informações e opções para a compra do produto ou serviço que aparece na tela.
Apesar de ainda ser um meio pouco explorado no Brasil, principalmente devido a limitações técnicas, é uma alternativa com inúmeras possibilidades e benefícios, tanto para o consumidor quanto para as redes de TV.
Todas essas variantes podem te ajudar a entender melhor os modelos de negócios de empresas com comércio na internet, fornecendo insights para que você crie ou aprimore o e-commerce da sua própria organização e intensifique as suas vendas.
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